No dia 21 de Junho de 2010, eu, a Fátima e a professora Teresa fizemos uma visita de estudo ao Madeira Shopping e ao centro do Funchal.
Fomos logo de manhã para a escola. Esperámos pela carrinha e fomos embora. Chegamos ao Madeira shopping às 10 horas e 30 minutos. Primeiro fomos ao café. Depois fomos levantar dinheiro à caixa multibanco. A seguir, visitámos a fnac e, lá, vimos livros, filmes e jogos. Seguidamente, fomos a uma sapataria para vermos o preço dos sapatos. Depois fomos ao Modelo e comprámos um chocolate.
Mais tarde, apanhámos a carrinha para irmos para o centro do Funchal.
A viagem foi rápida.
Parámos no centro do Funchal e fomos ao jardim tirar fotos.
Passámos por muitos cafés, pessoas a ver futebol e pelo mar. Depois, fomos tirar fotos e fomos embora.
Hugo Duarte 6º9
No dia 28 de Maio de 2010 eu participei no encerramento dos Jogos Especiais. Os Jogos Especiais são um campeonato desportivo de desporto adaptado, ou seja, fazem-se adequações a vários desportos de forma a que qualquer pessoa possa participar neles. Por exemplo, o basquetebol pode, nestes jogos, ser jogado em cadeira-de-rodas, joga-se o Boccia (a minha modalidade), o andebol em cadeira-de-rodas, etc.
Eu gosto dos Jogos Especiais e acho importante que existam, porque ajudam a que as pessoas com deficiência mostrem as suas capacidades no desporto.
Além disso, ninguém fica triste se não ganhar, todos se divertem e dão e recebem palmas, no final. Palmas com ruído, para quem ouve, ou palmas "gestuais", para os surdos. E ninguém acha estranho que se bata palmas em silêncio.
Eu gostei muito de participar nos Jogos Especiais.
Joana Mendonça nº12 turma 6º1
Escola Básica e Secundária de Machico tem o prazer de informar que a campanha de solidariedade que visava angariar fundos para aquisição de uma rampa móvel, saldou-se num enorme sucesso. Em apenas duas semanas, conseguimos reunir o montante necessário, não tendo sido necessário esperar pelo fim da data estipulada para a campanha: 25 de Fevereiro. Numa época de crise generalizada, é de ressaltar o espírito e a solidariedade demonstrados por toda a comunidade educativa: professores, funcionários, alunos e encarregados de educação. Por isso, um muito obrigado a todos!
A rampa, que já está encomendada, será utilizada, por agora, pela aluna Joana Mendonça, do 6º1, mas, no futuro, qualquer elemento da comunidade educativa poderá usufruir dela. É uma forma de equiparmos e prepararmos a nossa escola para acolher e incluir qualquer criança/ jovem ou adulto com problemas de mobilidade, que tanto diminuem a capacidade de participação na vida escolar e comunitária.
A Escola Básica e Secundária de Machico encontra-se em fase de recolha de donativos para aquisição de uma rampa que irá, por agora, ser utilizada pela Joana Mendonça, aluna do 6º1. No futuro, tal como é dito na campanha, poderá sê-lo "...por qualquer um de nós...".
Estamos todos de parabéns, visto que, com uma maior ou menor quantia, há uma semana que se vão enchendo os pequenos boiões (nos bares dos alunos e nas salas de professores)com moedas e notas, generosamente cedidas por professores, alunos, funcionários e outros elementos da nossa comunidade educativa. Uma prova de que, todos juntos, podemos ajudar os que mais precisam.
Muito obrigada e continuem(até dia 25 de Fevereiro)!...
(O grupo da educação especial da EBS de Machico)
Olá.
Chamo-me Joana Mendonça e frequento a Escola Básica e Secundária de Machico.
Tenho cabelo castanho, olhos castanhos, sou alta, magra e uso óculos. Gosto muito de História e Língua Portuguesa. Tenho alguma dificuldade a Matemática... Mas estudo e tento ser esforçada.
Na escola, sou bastante feliz, porque posso movimentar-me por todo o lado com a minha cadeira eléctrica. Além disso, quando preciso de subir algum andar, posso ir de elevador. Sem estas ajudas, nem sempre é fácil ir onde quero.
Por isso, precisava de uma rampa.
Sem ela, não posso levar a minha cadeira eléctrica para casa. Esta fica todos os dias na escola e durante o fim-de-semana tenho de ficar em casa, porque não me é fácil deslocar.
A Escola Básica e Secundária de Machico começou, então, um peditório (de 25/01/2010 a 25/02/2010) que pretende angariar fundos para a compra de uma rampa portátil que me ajude a colocar a cadeira eléctrica na carrinha da minha mãe, e assim me permita levá-la para todo o lado. A rampa ficará, depois, para a escola, para auxiliar todos aqueles que dela necessitem, transformando-a numa escola verdadeiramente inclusiva.
Agradeço a todos aqueles que possam ajudar.
Joana (6º1)